O Futuro do Turismo: Desafios e Oportunidades para 2022

O Futuro do Turismo: Desafios e Oportunidades para 2022

2022 será um ano-chave para o Turismo internacional. A retirada das restrições de viagem, o progresso global das campanhas de vacinação e a recuperação da confiança nas viagens estão a criar um cenário positivo após os anos difíceis de 2020 e 2021 para o sector e, apesar das notícias das últimas semanas, o futuro do Turismo parece optimista.

Os peritos da indústria do Turismo sublinham as mudanças fundamentais que serão críticas para o sector das viagens e da hotelaria em 2022:

A predominância de Clientes Exigentes e Assertivos

Veremos um tipo de turistas mais conservador e cauteloso em todas as fases da viagem, o resultado de um ambiente cheio de restrições, exigências e medidas de saúde que condicionaram totalmente a forma como viajamos e desfrutamos do lazer. Por outro lado, estamos a assistir a uma onda de optimismo representada por pessoas que defendem uma forma de pensar mais positiva para 2022. Em termos do futuro do Turismo, este "novo sentimento" traduz-se numa renovada ânsia de viajar, que pode mesmo levar ao chamado "efeito champanhe" com um pico temporário nas previsões.

Consolidação do Sector do Turismo

A indústria de viagens, particularmente as agências de viagens, está a atravessar um período de consolidação. As alianças e fusões que foram iniciadas em 2021, tomarão forma em 2022 - período em que encontraremos operadores mais fortes e adaptados ao novo ambiente.

Regresso do Lazer e da Cultura nas Cidades

O regresso à normalidade significa poder desfrutar de todos os eventos culturais e de lazer que foram suspensos ou restringidos durante tanto tempo. Uma oportunidade para o Turismo urbano, que estará também no centro das atenções de muitos destinos.

Turismo com maior despesa

As marcas de moda e luxo estão cada vez mais a entrar na indústria hoteleira e de restauração. Este facto está correlacionado com a evolução de um modelo turístico que está a polarizar os níveis de despesa. Neste cenário, os destinos vão apostar decisivamente em produtos e serviços dispendiosos para atrair viajantes com maior poder de compra.

A eco sustentabilidade como tendência de viagem

O mundo do Turismo está a aderir cada vez mais a uma onda verde que, na esteira da pandemia, começou a acelerar. A implementação de medidas amigas do ambiente para beneficiar o ambiente e atrair a procura de viajantes sustentáveis estender-se-á a todo o sector do Turismo, que assistirá a um debate interno sobre formas de equilibrar a actividade.

Novas Oportunidades de Investimento

O crescimento potencial e a tendência para o aumento da procura no ecossistema das viagens, transportes e hospitalidade atrairá os investidores em 2022. Grupos de investimento imobiliário, gestores de fundos, capital privado e os próprios grupos turísticos aproveitarão as múltiplas oportunidades de negócios.

O Turismo Religioso com um Forte Regresso

Espera-se que o futuro do Turismo seja também caracterizado pelo aumento das viagens dos peregrinos. Em 2022, milhões de pessoas em todo o mundo, da Tailândia ao México, do Japão à Itália, poderão provavelmente celebrar novamente os seus festivais religiosos com alguma normalidade. Ritos e tradições que outrora foram perturbados pela crise sanitária reunirão de novo os devotos e turistas que queiram fazer parte destas experiências.

2022 - O Ano dos dados no Turismo

O Turismo é um dos sectores com maior potencial para a aplicação de inteligência artificial e processamento massivo de dados. Até agora, a limitada utilização da tecnologia nas viagens ou utilizada em ambientes experimentais, verá alargada a sua utilização, pelo que o ano de 2022, sem dúvida que será o ano dos dados turísticos.

09 Dezembro 2021